Missa celebra Experiência Vivencial com a Pastoral da Criança

15/07/2016 às 17:47

A celebração acontece neste sábado, às 19h, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba

Para encerrar e celebrar duas semanas de trabalho intenso com representantes de dez países da América Latina, a Pastoral da Criança participa de uma celebração eucarística junto à comunidade, neste sábado, às 19h, em Curitiba (PR). A missa acontecerá no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, escolhida por ser a padroeira da América Latina. Será presidida por Dom Gustavo Rodríguez – arcebispo de Yucatán, no México, e presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).

Os visitantes estrangeiros são agentes pastorais, religiosos e profissionais dispostos a fortalecer a atuação junto à infância, em suas instituições, pelas terras de El Salvador, Bolívia, Nicarágua, México, Haiti, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Costa Rica e Honduras. Duas pessoas do Nordeste do Brasil, integrantes da Visão Mundial, também fazem parte do grupo.

Desde o dia 3 de julho, eles estão recebendo uma capacitação baseada no Guia do Líder da Pastoral da Criança e tendo a oportunidade de acompanhar, na prática, a metodologia de trabalho dos voluntários na capital paranaense e na região metropolitana, no município de Colombo. Essa iniciativa foi batizada de Experiência Vivencial pelo Departamento do CELAM.

Espanhol foi o idioma que mais se ouviu nestes dias de muito aprendizado e soma de conhecimentos e culturas. A experiência representa um esforço continental, motivado pelo Departamento de Justiça e Solidariedade (Dejusol) do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), que junto com a Pastoral da Criança e a Visão Mundial, desenvolvem o projeto “Centralidad de la Niñez”.

“A gente quer expandir a Pastoral da Criança para os países que ainda não têm e, também, fortalecer nos lugares onde já está, mas precisa de mais líderes e mais ajuda”, explica Regina Reinaldin, enfermeira da coordenação nacional e uma das capacitadoras do grupo. Ela destaca ainda que o objetivo principal de todo este esforço é a missão de levar vida plena para todas as crianças.

Serviço

Celebração eucarística de envio dos participantes da Experiência Vivencial
Dia 16 de julho (sábado), às 19h.
Santuário Nossa Senhora de Guadalupe – Praça Senador Correia, 128 – Curitiba (PR).