Fé e solidariedade marcam 19º Natal Solidário

20/12/2022 às 10:05

O evento foi um convite à renovação do amor e da esperança

O Natal Solidário, que aconteceu neste sábado (17), em Curitiba (PR), reuniu milhares de pessoas em mais um momento de fé, solidariedade e música. No evento, os fiéis presenciaram uma tarde com uma programação especial, que contou com Terço de Jesus das Santas Chagas, Adoração, Santa Missa e show especial com o Padre Reginaldo Manzotti, e Auto de Natal com a Entronização do Menino Jesus.

Essa é a 19ª edição do Natal Solidário e, para torná-lo mais especial, houve a participação de convidados que prestigiaram o evento, como o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a diretora da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; e os cantores Rafa Gomes e Wagner Barreto, que participaram da apresentação musical com Padre Reginaldo.

 

Foto: Felipe Gusso

 

O Sacerdote destacou que o Natal Solidário está no calendário oficial do Estado do Paraná e que o objetivo é celebrar o nascimento de Jesus e praticar a caridade. Além disso, na homilia da Santa Missa, ele explicou que ao olhar para o Filho de Deus, todos são chamados a praticar uma vida em oração e confiar nos planos do Senhor, assim como fizeram Maria e José, destacados no Evangelho do Dia (Mt 1,18-24).

“No Evangelho de hoje, a Virgem Maria é mostrada pelo importante papel que exerceu. Ela se deixou trabalhar por Deus. Hoje, somos chamados a olhar para uma mulher que teve dúvidas e incertezas, mas caminhar na fé não é matemática, é termos confiança no Pai. A Palavra sobre Ela é de quem, sabendo da Sua pequenez, disse: ‘faça-se, eu serei a Mãe do Senhor’. No quarto domingo do Advento somos convidados a olhar para Maria e para José. Ele também teve questionamentos e, por isso, confiou no sonho em que recebeu um anjo. E minha pergunta para você é: qual sua distância do Presépio hoje? Se ainda não houve um movimento interno e externo, ainda dá tempo de fazer”, reflete Padre Reginaldo.

Doações de alimentos

Além da programação, também houve a arrecadação de alimentos. Ao todo, foram arrecadados 1.912 kg de alimentos que serão divididos entre:

– Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba: 570 kg de alimentos. 

– Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN): 570 kg de alimentos. 

– Ação Social do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas: repasse de 772 kg de alimentos. 

 

Foto: Maria Fernanda Mileski

 

A caridade faz parte dos Carismas da Obra Evangelizar. Até dezembro de 2022, a Associação Evangelizar É Preciso já arrecadou mais de 178 toneladas de alimentos, que ajudou mais de 191 mil pessoas, em 66 instituições sociais.

Renovação Projeto Abracei

O Projeto Abracei, resultado de uma parceria firmada entre a Associação Evangelizar É Preciso e a Pastoral da Criança, repassa recursos que atendem mais de 10 mil crianças por mês em todo o Brasil. A breve cerimônia de renovação, realizada durante o Natal Solidário, contou com a presença da Irmã Veneranda Alencar, coordenadora nacional da entidade.

 

Foto: Izabela Scorsin

 

Padre Reginaldo Manzotti, destacou a importância das doações extras na Ação Menino Jesus, que possibilitam a renovação da parceria. “Por meio de uma contribuição, saiba que temos muitas obras de caridade. Temos essa parceria que nos causa muita alegria. Queremos neste evento renová-la. Muito obrigado, Irmã, por estar aqui conosco”.

Por sua vez, Irmã Veneranda agradeceu em nome da Pastoral da Criança e celebrou a parceria que existe desde 2012: “Hoje, dizemos gratidão. São 10 anos e mais de 10 mil crianças auxiliadas. Gratidão à Obra por evangelizar e renovar a coragem, a fé e essa parceria tão importante pelo bem dos nossos pequeninos. É Natal, é hora do amor, da fé e da esperança!”.

Testemunhos

Isolina Rodrigues Lopes de Souza é voluntária no evento há 19 anos, ou seja, trabalhou em todas as edições do natal Solidário. Ela é associada, Mensageira de Jesus das Santas Chagas e faz parte da Pastoral da Acolhida do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. Logo no início do evento cadastrou duas associadas e uma Mensageira. “É muito bom participar, conhecer pessoas, ver testemunhos de fé. Muitos acham que ser voluntária é fazer o bem para a Obra. É isso, mas também é um bem que eu recebo em minha vida”.

Já a Silvia Vasconcelos Garnes, trabalhou pela primeira vez como voluntária. Associada há dois anos, ela recebeu uma ligação da Obra chamando para atuar no Natal Solidário e topou o convite. “Me sinto grata. Estou aqui aprendendo e, também, conhecendo ainda mais a Obra e o que ela pode fazer por quem precisa”, relata.

 

Foto: Maria Fernanda Mileski

 

Maraisa Peruzzo, de Fazenda Rio Grande (PR), é associada da Obra desde 2019. Ela sempre participa dos eventos da Associação Evangelizar É Preciso pois, por meio de um livro do Padre Reginaldo Manzotti, teve a libertação das drogas.

“Em 2018 tive problemas com drogas e se estou viva hoje é graças ao Padre Reginaldo e a missão dele. Na minha última internação, ganhei o livro ‘Milagres’ e hoje eu sei que foi pela ação do Espírito Santo. Já estava sem esperança e eu queria sair daquilo, mas não conseguia. Ao ler, falei assim: ‘acredito que o Senhor é esse Deus de milagres e eu preciso do meu’. Então, passei seis meses na Comunidade Bethânia e hoje são quatro anos de sobriedade. Sempre venho ao Natal Solidário e faço a doação. Minha vida mudou completamente”, conta Maraisa.

Marilsa de Oliveira é outra associada fiel que sempre está presente nos eventos da Obra. No Natal Solidário foi agradecer e testemunhar uma graça recebida. “Nas 24 horas em Oração desse ano fui buscar um milagre para o meu neto, Joaquim. Ele foi diagnosticado com mielo e, segundo os médicos, poderia ser cadeirante e até não sobreviver. Minha nora fez a cirurgia onde o útero é colocado para fora e a coluna do feto é operada. Depois, na ecografia, o médico falou que era impossível, pois o bebê estava mexendo as pernas. Ele nasceu com o corte cicatrizado, o que também não era possível. Hoje, Joaquim está com quatro meses. É o milagre maior da nossa família”, testemunhou a mulher.

 

Foto: Izabela Scorsin

 

Entre todos os relatos ouvidos no 19º Natal Solidário, estava o de Ivanilda Souza, que percorreu cerca de 10km a pé para participar do evento. Segundo ela, foi uma forma de agradecimento pelo ano que passou, pela saúde dela e do marido. “Vim agradecer o dom da vida, porque milhões de pessoas morreram da Covid e eu nunca peguei o vírus. Também agradeço pela vida do meu marido, que já teve três infartos, passou por cirurgia, mas está muito bem hoje. Eu gosto de estar com pessoas, conversar e olha, que emoção, Deus une as pessoas. Deus me chamou e eu estou aqui”, finaliza.

Você não pôde acompanhar o Natal Solidário? Assista aqui a transmissão realizada na TV Evangelizar e veja mais fotos.