Doação de órgãos: apoie essa causa e seja um doador

19/09/2017 às 16:34

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. A doação de órgãos é um ato de solidariedade. Por isso, a Igreja Católica e a Associação Evangelizar É Preciso apoiam esse ato de amor ao próximo. Na Carta Encíclica Evangelium vitae, o Papa João Paulo II cita: “merece particular apreço a doação de órgãos feita, segundo formas eticamente aceitáveis, para oferecer uma possibilidade de saúde e até de vida a doentes, por vezes já sem esperança” (n. 86).

Para ser um doador de órgãos, é necessário que o interessado informe sua vontade à família, pois é ela quem irá fazer a autorização da doação após o falecimento. A doação de órgãos pode ser feita, em alguns casos, em vida ou após a morte. Sendo que, após a constatação de morte encefálica, é possível salvar a vida de mais de vinte pessoas.

O que pode ser doado?

Doação após morte cerebral
Córneas
Coração
Pulmão
Rins
Figado
Pâncreas
Ossos
Medula óssea
Pele
Válvulas cardíacas
Doação em vida
Sangue
Rins
Figado (parte)
Pâncreas
Ossos
Medula óssea
Pulmão (parte)

 

Para celebrar essa data tão significativa, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, realiza, no dia 26 de setembro, uma Missa em intenção dos doadores de órgãos e tecidos, ao meio-dia. Participe ou assista a transmissão ao vivo pela TV Evangelizar!

Abrace essa causa e seja também um doador!