Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018: Fake News e Jornalismo da Paz

13/05/2018 às 21:56

Este foi o tema escolhido pelo Papa para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 13 de maio. “A Verdade nos tornará livres (Jo 8,32). Fake News e Jornalismo de Paz” foi o título da carta escrita por ele, que você pode ler completa aqui.

Na mensagem, ele fala sobre tudo o que envolve uma comunicação do bem e deixa claro que, para se libertar da falsidade e buscar o relacionamento saudável da humanidade, é importante que nossas palavras e gestos sejam verdadeiros. “Para reconhecer a verdade é preciso examinar aquilo que favorece a comunhão e promove o bem”, explica Papa Francisco.

Na prática, a sociedade está lutando contra as Fake News há muitos anos. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras. Além disso, as notícias verdadeiras atingem em média mil pessoas, enquanto as falsas mais populares chegam a ser lidas por mais de 100 mil.

Agora, faça a reflexão: imagine o resultado destas notícias falsas na vida de quem faz parte delas? É muito difícil separar o real do falso, principalmente quando o falso traz um apelo tão forte. Por isso, como membros da Igreja e seguidores dos valores cristãos, cabe a nós lutar contra este movimento. Se não podemos evitar que elas sejam criadas, devemos evitar o compartilhamento.

Confira algumas dicas para identificar uma notícia falsa (ou Fake News):