Corpus Christi terá novidades em Curitiba em 2017. Confira!

23/05/2017 às 15:49

Milhares de fiéis são aguardados em Curitiba para a celebração da solenidade de Corpus Christi, que neste ano acontece no dia 15 de junho. A celebração acontece a partir das 14 horas em frente à Catedral e é seguida de procissão pela Av. Cândido de Abreu até o Centro Cívico.

Durante o período da manhã milhares de fiéis trabalham na confecção dos tapetes pelo qual seguirá a procissão. O trajeto contará com a decoração de mais de 2 km de tapetes confeccionados pelas diversas expressões da Igreja Católica em Curitiba.

A solenidade de Corpus Christi é a grande Festa que a Igreja dedica ao sacramento da Eucaristia. “Por este sacramento recebemos mais do que uma graça especial, mas o próprio autor da graça, Jesus Cristo. Neste dia, a Igreja celebra o Santo Sacrifício da Missa e, em seguida, com a hóstia consagrada durante a Missa, realiza a Procissão Eucarística, dando testemunho público de sua fé”.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Desde 2005 é na Avenida Cândido de Abreu que acontece a procissão.

Ano Mariano
Em 2017 o Ano Mariano ganha destaque nas imagens dos tapetes, pois entre as decorações há previsão de alusão aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida e aos 100 anos de Fátima.  Também será temas dos tapetes a defesa do meio ambiente, em alusão à Campanha da Fraternidade 2017: “Biomas brasileiros e a defesa da vida”. Durante a procissão acontecem paradas temáticas abordando o ano mariano.

Reunião de todas paróquias e comunidades no centro em procissão única
Neste ano há outra particularidade. Todas as comunidades foram chamadas a estarem presentes em frente à Catedral para a Santa Missa seguida de procissão única, para reunir todos fiéis das diversas localidades de Curitiba, em comunhão, para expressarem o amor a Jesus Eucarístico.

No caso das cidades mais distantes de Curitiba que compõem a Arquidiocese, a recomendação é de realização da programação na própria cidade, em conjunto com outras paróquias.

Programação
A partir das 14 horas inicia-se a celebração com animação do Ministério Evangelizar é Preciso e a presença do Pe. Reginaldo Manzotti, em frente à Catedral Basílica (Praça Tiradentes). Às 15 horas acontece em frente à Catedral a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo e às 16h30 a tradicional Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu, com a bênção eucarística às 18 horas.

Sobre o tapete na Cândido de Abreu
Os lotes, com cerca de 15 metros cada, são divididos entre os voluntários das comunidades de nossa arquidiocese com dois meses de antecedência da solenidade, mediante contato com famílias, representantes de paróquias, pastorais, movimentos, congregações e escolas. Cada espaço fica sob a responsabilidade da comunidade inscrita com a equipe organizadora do evento.

Os tapetes são confeccionados com flores, serragem, pó de café, sal, pó de mármore, pedrinhas finas e materiais recicláveis.

Tema dos tapetes deste ano: Ano Mariano – 300 anos do encontro de Nossa Senhora Aparecida no Brasil e Campanha da Fraternidade 2017 “Biomas brasileiros e a defesa da vida”.

Dúvidas das Paróquias e comunidades: entre em contato com o Centro Pastoral (41) 2105 6323

SERVIÇO:

Corpus Christi na Arquidiocese de Curitiba: 15 de junho de 2017
das 6h às 12h – Confecção dos tapetes na Cândido de Abreu
14h – Animação do Ministério Evangelizar É Preciso com a presença do Pe. Reginaldo Manzotti em frente à Catedral Basílica (Praça Tiradentes)
15h – Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em frente à Catedral
16h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu, da Catedral até a praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu
18h – Benção do Santíssimo Sacramento

 

Fonte: Arquidiocese de Curitiba