Confira como foi a VI Festa de Jesus das Santas Chagas

27/09/2021 às 16:55

Na quinta-feira (23), Padre Reginaldo deu início ao Tríduo de preparação para a Festa na Santa Missa do meio-dia e também celebrou o dia de São Pio de Pietrelcina, intercessor da Obra. “O Evangelho de hoje nos fala que Herodes procurava ver Jesus, procurava ver o Senhor. E de fato, ele teve oportunidade, a própria história lhe foi muito favorável para poder ver o que os nossos olhos não viram: o próprio Cristo, em carne e osso. Teve a chance de mudar a sua forma de viver, de reinar, de usar o poder, a partir do encontro com Jesus, e não o fez. O ver não foi suficiente porque lhe faltava um outro verbo, que era ‘conhecer’. É assim que começo, exatamente lembrando a todos nós, que a busca pessoal por Jesus tem que ser muito mais que um ver, que algo externo. Que tenhamos a sorte de conhecer Jesus na alma, no pensar, no falar, no agir e viver em Jesus Cristo”, diz Padre Reginaldo em sua homilia.

Em seguida, o Sacerdote falou sobre os três dias de oração que vão nos preparar para o domingo, dia em que iremos entronizar Jesus das Santas Chagas. “Como Obra, hoje abro esse Tríduo, mesmo não sendo do jeito que gostaríamos, com a igreja abarrotada, fazemos o possível para celebrar o Senhor das Santas Chagas. Que privilégio o nosso começar um Tríduo com São Pio de Pietrelcina. Digo a você e te desafio a colocar sua prece por intercessão de São Pio, porque esse homem é querido e amado de Jesus.”

“Você, que bebe dessa fonte de espiritualidade, a Obra Evangelizar que completará 16 anos em outubro, no dia de Santa Teresinha, pode aprender muito com São Pio”, continua Padre Reginaldo. “Em meio a todas as dificuldades de saúde ele, que experimentava na carne as Chagas de Cristo, teve uma preocupação com a caridade muito grande. Coisa que nós, da Obra, temos feito em meio à pandemia. O amor a Jesus Sacramentado é um dos pilares da vida de São Pio, e aqui também”, completa.

Para iniciar as celebrações do Tríduo, o Sacerdote convidou os fiéis para rezarem com ele a oração da Novena de Jesus das Santas Chagas. Após a Missa, a programação continuou com o Terço, contemplação e outras celebrações da Santa Missa.

Adoração dentro e fora do Santuário

Para fechar o primeiro dia do Tríduo, Padre Reginaldo voltou ao Santuário para uma Adoração que teve início às 19h. Após as orações, a leitura do Evangelho, testemunhos e cânticos, o Sacerdote saiu do Santuário com o Santíssimo e com as relíquias de São Pio de Pietrelcina para que Ele abençoasse e atendesse às graças pedidas, para que Ele recebesse a gratidão dos fiéis. A emoção ficou à flor da pele, muitos fiéis choraram de alegria por poder celebrar presencialmente Jesus Eucarístico.

“Marque este dia, 23 de setembro, é de São Pio de Pietrelcina. Peça a graça que você mais precisa, que mais está te machucando, que está te tirando o sono, que te faz lembrar e suspirar a toda hora. Peça para Jesus, pela intercessão de São Pio”, finaliza Padre Manzotti.

 

A sexta-feira (24) da Festa de Jesus das Santas Chagas começou, pela manhã, com a Santa Missa “pela saúde e enfermos” em um momento em que tantos filhos e filhas de Deus do mundo inteiro sofrem devido à pandemia da Covid-19 e suas consequências pela manhã. Ao meio-dia, Padre Reginaldo Manzotti celebrou a Santa Missa no 2º dia do Tríduo. “Estamos pedindo ao Senhor misericordioso que pelas Suas Santas Chagas as bênçãos sejam derramadas”.

A partir da leitura do Evangelho (Lc 9,18-22), Padre Reginaldo trouxe uma reflexão: “Quem é Jesus para você?”.

“E aconteceu que, estando ele só num lugar retirado, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus. E, admoestando-os, mandou que a ninguém referissem isso, dizendo: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado pelos anciãos e pelos escribas, seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.”

O sacerdote nos convidou a pensar sobre coragem, perseverança e a fé no Senhor em todos os momentos e não apenas em algumas situações ou momentos do dia. “Nós aqui nos reunimos para pedir ao Senhor a graça de que necessitamos para continuar a vida. As graças que necessitamos para também sermos bons discípulos e as que necessitamos para termos a perseverança final. Esse terceiro ponto é tão importante quanto os outros”.

O Padre falou sobre as necessidades de cada fiel que ali estava e a oportunidade de nos reunirmos para ir até Jesus: “Venha a Mim”. No dia anterior, no momento de Adoração ao Santíssimo, quando andou entre as pessoas com as relíquias de São Pio, um homem lhe contou que os médicos deram à sua esposa apenas mais um dia de vida. E ele estava ali pela fé.

“Não sei como está a esposa desse homem, mas sei que desde ontem eu rezo por ela. Fico alegre porque as pessoas estão aqui, como Jesus pediu. ‘Venham a Mim todos os que estão cansados’. Me alegra o coração ver pessoas que vêm de longe recorrer a Jesus, porque Jesus não decepciona aqueles que a Ele recorrem. Às vezes é uma dor física, às vezes é uma ferida da alma, às vezes é um problema financeiro. Recorra a Jesus, nas Suas Santas Chagas gloriosas e poderosas”.

Estamos, com a Graça de Deus, saindo de uma pandemia, mas os reflexos no Brasil e no mundo são fortes, sentidos a todo momento, como nos preços dos alimentos, e é nesses momentos que parecem mais difíceis que precisamos ter ainda mais coragem e que Jesus está conosco em todos eles, “santificando aqueles que se deixam santificar”.

Padre Reginaldo lembrou de como nos comportamentos em relação ao Senhor. Rezamos quando precisamos, mas e depois? “Não pode ter dois ‘eus’: eu na Igreja pedindo graça e eu depois disso, na vida. Jesus é o novo templo. Ele foi traído, preso, flagelado e morto. E Ele é o novo Templo de Jerusalém e de todos os povos. Ele renunciou a Glória. Quando Satanás lhe ofereceu o mundo inteiro, ele, o novo templo, quis o caminho da humildade, do amor. Ele aceita a cruz. E esse Evangelho tem um propósito: a cruz não foi um acidente de percurso. Na vida de Jesus, a cruz foi uma escolha. Se fosse acidente, Ele teria errado no método. Foi uma consequência natural”.

Para todos nós, fica o Seu exemplo: nas tribulações não fugir. Na cruz, não renunciar. Na dor, Jesus nos ajuda, pois também sentiu. “Quando olharmos para as Chagas do Senhor, que não sangram mais, é pra lembrar que nossas feridas também não vão sangrar sempre. Lembremos do Cristo para ver que toda desolação é passageira. Tudo que é provação é momentânea.

Via-Sacra com Padre João Luiz Lemos

“Jesus fez um caminho, a Sua paixão foi sendo assistida. Até o calvário acompanharam Jesus. Muitos caçoavam de Jesus naquele momento tão sofrido, mas muitos choravam e reconheciam os seus pecados. Nós queremos agora caminhar com Jesus”.

Com essas palavras, Padre João Luiz Lemos abriu o momento da Via-Sacra e lembrou que a Igreja recomenda que relembremos esse momento de sofrimento e Paixão do Cristo seja revivido pelos Seus filhos todas as sextas-feiras e não apenas na semana de Páscoa.

Especial de Jesus Santas Chagas

Na sequência, tivemos um dos momentos mais aguardados do dia: o Especial de Jesus das Santas Chagas, que seguiu o mesmo modelo das Caravanas que levam a devoção a diversos lugares do Brasil e de outros países, com as participações de William Teixeira, Ironi Spuldaro e Frei Renan Barros.

O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas recebeu grupos que vieram participar desse momento, como uma caravana de 25 pessoas que tinha acabado de chegar do Paraguai e outros de Minas Gerais e de Santa Catarina. Todos juntos pedindo que uma gota do Sangue de Jesus caia sobre suas feridas para curá-las.

O Especial contou com pregação, louvor, adoração e a oração do Terço de Jesus das Santas Chagas rezado com o público presente e também em formato de Live – com grupos que estavam em outras localidades e que já receberam as Caravanas.

Na Adoração ao Santíssimo, Padre João Luiz Lemos clamou: “Agradeça ao Senhor pelo que Ele é, pelo que Ele fez, pelas Suas Chagas benditas, obrigado, Senhor. Se você está enfermo, louve ao Senhor, agradeça por aquilo que você ainda não alcançou”.

“Das cinco Chagas de Jesus nos vem a misericórdia de Deus”.

No sábado (25), o dia começou com a Missa celebrada pelo Frei Renan Barros, seguida da novena com Dulce Maria e o Padre Francisco de Assis. Ao meio-dia, Padre Reginaldo conduziu a Santa Missa que marca o fim do Tríduo. O Evangelho do dia (Lc 9,43b-45) inspirou o Sacerdote a falar do amor, que leva ao discipulado. “O amor nos leva a querer estar perto das pessoas, ele atraí, ele junta. Não podemos só admirar Jesus, precisamos amá-Lo”, reforça.

Com a pandemia, a gente ficou com medo de morrer e viu que não precisava de muito para viver. “Foi uma grande lição: vivermos com o essencial. Quando tudo fechou, as pessoas se voltaram para casa e para os que estão dentro do lar. Uma pena que o povo já parece estar esquecendo a experiência. O que nós tiramos de tudo isso? Nem tudo o que é provação, que nos parece ruim como uma doença, quando é vivida na fé, na oração, pode ser a oportunidade em Cristo de muitas graças na família. Uma morte pode ser a reaproximação de uma família. Por que hoje você já não começa a dizer ‘Senhor, eu contemplo em Sua Morte, Paixão e Ressurreição, e peço que consiga entrar no Teu Calvário e sair uma pessoa nova’”.

Em seguida, Padre Reginaldo explicou o significado das cores da roupa de Jesus das Santas Chagas e reforçou que quem é devoto d’Ele é missionário. “A vida é uma eterna peregrinação. Não é à toa que Jesus curou tantos paralíticos; não era necessariamente que a pessoa não conseguia andar, é que estava parada no tempo. Tem tanta gente infantil e imatura na fé. Que uma pedra no caminho não seja o motivo de parar nossa caminhada, pois teremos várias ao longo e, inclusive, que serão jogadas por pessoas próximas. Quando você olhar para Jesus das Santas Chagas, lembre-se disso: Ele vai rolar as pedras do teu caminho. Tenho feito questão de fazer uma catequese nesses dias do Tríduo para que nós, devotos, possamos explicar para quem ainda não O conhece”, conclui.

Às 18h30, a TV Evangelizar transmitiu uma retrospectiva do Festival VEM para explicar a quem não assistiu as outras eliminatórias como foi o processo de seleção e de escolha dos finalistas que se apresentariam em seguida. A jurada Adriana Arydes fez uma apresentação com algumas de suas músicas enquanto Jaqueline Mota, Lucas Ferreira e Marcelo Mariano se preparavam para cantar suas canções no palco. Danilo Dyba e Carol Tormena conduziram o Festival com muito bom humor e alegria por ter novamente uma plateia animada.

Após o intervalo, Padre Reginaldo subiu ao placo do VEM para cantar suas canções, fez apresentações com participações especiais dos finalistas, um a um, enquanto a equipe da Obra contabilizou os votos enviados pelo público e aguardou a definição dos jurados. Lucas Ferreira ficou com o primeiro lugar, seguido por Jaqueline Mota e, em terceiro, Marcelo Mariano. Confira aqui a notícia completa.

Logo nas primeiras filas, as capelinhas em mãos representavam a importância deste momento: a Santa Missa, celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti na manhã deste domingo (26), com a presença de Mensageiros(as) Líderes de Jesus das Santas Chagas, que se mantiveram firmes na devoção mesmo em um longo período de encontros online.

Padre Reginaldo fez a leitura do Evangelho (Mc 9,38-43.45.47-48):

Naquele tempo, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem a expulsar espíritos maus em teu nome e proibimo-lo, porque não é dos nossos.” Jesus disse-lhes: “Deixem lá o homem, porque ninguém pode fazer milagres em meu nome e depois dizer mal de mim. Quem não é contra nós é por nós. Lembrem-se disto: Todo aquele que vos der um simples copo de água por serem de Cristo, garanto que será recompensado.” Jesus disse ainda: “Mas todo aquele que fizer cair em pecado algum destes pequeninos que creem em mim, melhor seria que atirassem essa pessoa ao mar com uma pedra de moinho atada ao pescoço. Portanto, se a tua mão te faz pecar, corta-a. É melhor entrares no céu com uma só mão do que teres as duas e ires parar ao inferno, onde o fogo está sempre aceso. E se o teu pé te faz pecar, corta-o. É melhor entrares no céu com um só pé do que teres os dois e ires parar ao inferno. E se um dos teus olhos te faz pecar, arranca-o. É melhor entrares no Reino de Deus com um só olho do que teres os dois e ires parar ao inferno, onde os vermes não morrem e o fogo nunca se apaga.”

Em sua reflexão, o Padre trouxe o exemplo dos apóstolos, que foram martirizados por amor ao Senhor e compromisso com a Boa-Nova. “Nós estamos cumprindo o que mandou Jesus: ‘Ide por todo mundo e evangelizai’” (Mc 16,15).

“Precisamos ser pessoas hospitaleiras, acolhedoras, abertas ao outro e à caridade. “Tenho medo quando movimentos da Igreja se tornam só um grupo de amigos, porque ele se fecha. O vínculo é só amizade. Se você pertence a um movimento, se pertence a uma Paróquia e são sempre as mesmas pessoas que estão ali: cuide-se. O Evangelho de hoje menciona isso: precisamos de acolhimento, abertura”, disse o Sacerdote.

O Padre também lembrou de quando era criança e ia à Santa Missa com a sua mãe. Quando viam que tinha uma família ali dormindo, já sabia que ao chegar em casa eles iriam preparar e levar a comida. “O que a pessoa vai fazer com aquilo que você dá, paciência, faça sua parte. Faça caridade”, lembrou a todos.

Padre Reginaldo falou da sua alegria de poder voltar a ver os Mensageiros(as) ali com ele, dentro do Santuário. “Como eu me alegro ao ver as Mensageiras e Mensageiros aqui. Em todos os estados do Brasil já temos capelinhas e, pontualmente, em todos continentes”.

“Sei que o ano de 2020 foi difícil pra vocês e pra mim. Vocês não têm ideia de como foi difícil a primeira Missa aqui sem saber pra onde olhar [sem público]. Mas saiba que toda vez que você for levar uma Capelinha, você está sendo como Nossa Senhora da Visitação. Às vezes, vocês nem recebem atenção, mas façam mesmo assim. ‘Padre, mas a pessoa nem liga, a família nem reza’. Leve do mesmo jeito. Só a presença já evangeliza. ‘Mas a pessoa nem é católica’. Leve! São esses que mais precisam”, enfatizou o Padre.

Como dito pelo Sacerdote relembrando as palavras de Jesus: “quem mais precisa de médicos são os doentes e Ele veio para salvar os pecadores e não os justos”. Padre Reginaldo também falou como fica alegre ao ver padres que acolheram a devoção a Jesus das Santas Chagas, que abriram um dia na semana para ter a Missa do Senhor das Santas Chagas.

Durante a Santa Missa, fiéis também contaram seus testemunhos de cura e libertação a partir da fé no Senhor das Santas Chagas. Graça recebida, graça testemunhada!

 

Na Santa Missa de encerramento da Festa de Jesus das Santas Chagas de 2021, tivemos dois dos momentos mais aguardados da sexta edição do evento: a entronização da estampa de Jesus das Santas Chagas e a coroação de Jesus das Santas Chagas, conduzidos pelo Padre Reginaldo Manzotti.

O mimo foi enviado às casas de quem contribuiu com a Campanha de Jesus das Santas Chagas deste ano e ele chegou para renovar as esperanças das pessoas e também para estabelecer um compromisso: que o Senhor é rei único e absoluto de cada lar. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Durante a Santa Missa, o Padre recebeu no altar a sua estampa emoldurada para fazer o passo a passo junto aos fiéis, com uma oração cheia de emoção.

No momento de se despedir da VI Festa de Jesus das Santas Chagas, Padre Reginaldo agradeceu a todos que colaboraram para o evento acontecer, como voluntários, associados, colaboradores da Obra, sacerdotes e leigos. Em nome de todos eles, Padre João Luiz Lemos disse algumas palavras:

“Quem está em casa vai dar também um grande grito de Glória a Deus porque pudemos estar juntos. Quero dizer ao senhor, Padre Reginaldo: conte sempre comigo. Que bonita essa comunhão dos sacerdotes, leigos e leigas. Creio que também brota no coração de cada um deles nosso muito obrigado. Nós agradecemos pelo seu sim e de todos que colaboram, por depois de um ano estarmos aqui, participando presencialmente”.

Na sequência, tivemos a cerimônia de coroação de Jesus das Santas Chagas, que foi marcada por muita emoção e gratidão pela oportunidade de viver esse momento de bênçãos derramadas.

 

Fotos: Felipe Gusso

Para ver a cobertura fotográfica da VI Festa de Jesus das Santas Chagas clique aqui.