CNBB incentiva cristãos a se envolverem na política

16/08/2016 às 16:58

Com o calendário eleitoral de 2016 em vigor e a proximidade do início da propaganda na televisão e no rádio, a CNBB Regional Sul 2 lança uma cartilha de orientação política para os cristãos

Com o calendário eleitoral de 2016 em vigor e a proximidade do início da propaganda na televisão e no rádio – o período vai de 26 de agosto a 29 de setembro – a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 2 lança uma cartilha de orientação política para os cristãos.

A cartilha é dividida em 3 partes: a primeira com uma mensagem da CNBB para as eleições deste ano, a segunda sobre mudanças na legislação eleitoral e a última sobre ética na política, com seções explicativas sobre reeleição, financiamento público de campanha, sistema de votação, participação da mulher, doações para a igreja em período eleitoral, além de corrupção e dicas para o eleitor.

De acordo com Pe. Mário Spaki, secretário executivo da CNBB Regional Sul 2, a cartilha é resultado do entendimento da igreja sobre qual é o seu papel dentro do sistema político. “A Igreja entende que ela também precisa se envolver com a política e uma das formas de fazer isso seria através da cartilha. Ela visa uma conscientização, uma formação política de nossos líderes”, explica.

O Papa Francisco já se posicionou sobre o assunto quando declarou que os cristãos devem se envolver na política, que é uma das formas mais altas de caridade, já que busca o bem comum. Para a Regional Sul 2 da CNBB, não se trata de envolver padres e diáconos em cargos, mas incentivar que os leigos da igreja que se sintam à vontade possam se envolver efetivamente com questões legislativas.

O momento complicado da política brasileira foi um incentivo a mais para a produção e distribuição da cartilha, que deve atingir 200.000 cópias distribuídas pelo país todo. A intenção é trazer conscientização sobre o assunto.

“É o olhar da igreja para a política. A igreja que tem uma palavra a dizer, e essa palavra tem uma história de desenvolvimento e caminhada”, explica Pe. Mário Spaki.

A CNBB 2 é a única com este tipo de material. A cartilha está disponível para compra por R$0,90 a unidade. Para comprar, acesse: http://cnbbs2.org.br/site/produtos/cupom-de-vendas/
Arquidiocese de Curitiba com informações da Rede Católica