Arquidiocese de Curitiba promove encontro contra a intolerância

22/06/2016 às 15:43

A ‘Vigília pela Paz’ reunirá representantes de partidos políticos e líderes religiosos em Curitiba

A Arquidiocese de Curitiba promoverá na segunda-feira, dia 27 de junho, um momento de oração, meditação e união contra a intolerância na política, entre religiões e contra refugiados e migrantes. O evento acontece na Catedral Basílica de Curitiba, às 19h30, e reunirá representantes de partidos políticos, líderes das variadas religiões e migrantes.

O objetivo é transmitir à sociedade uma mensagem de que é possível dialogar pela Paz, mesmo em tempos em que a intolerância parece cada vez mais presente em questões políticas, religiosas e sociais.

A Vigília pela Paz acontece na capital paranaense tendo como inspiração os 30 anos da iniciativa do Santo Papa João Paulo II que em outubro de 1986 reuniu líderes religiosos mundiais para orar pela Paz. Na época, a “Jornada Mundial Inter-Religiosa de Oração pela Paz” ocorrida em Assis, na Itália, foi um convite para o diálogo e o respeito contra as ameaças veladas da Guerra Fria, em que se aumentavam os arsenais atômicos. No evento de 1986, o Papa afirmou que “o congregar de tantos dirigentes religiosos a orar é em si um convite ao mundo para se dar conta de que existe uma outra dimensão da Paz”.

A motivação para a reunião de líderes político e religiosos em Curitiba agora é outra, apesar da mensagem da paz ser a mesma. Hoje não se fala em Guerra Fria, mas há um acirramento de debates políticos, religiosos e sociais, que têm apontado para um aumento cada vez maior da intolerância. Nas palavras do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo: “assistimos a um momento difícil da história, devido à crise econômica. O pluralismo de pensamentos e ideologias já não encontram espaços em nosso meio e cresce a intolerância generalizada em todos os ambientes, chegando às vias da violência verbal e física. Por isso decidimos unir forças: religiões, partidos políticos, povos. Juntos desejamos rezar, orar, meditar e dialogar pela paz”.

Ao longo do ano, a Arquidiocese de Curitiba pretende promover novos momentos de diálogo como este. A Vigília pela Paz será presidida por Dom Peruzzo e acontece a partir das 19h30 na Catedral Basílica de Curitiba, sendo aberta para a população.

Serviço:

VIGÍLIA PELA PAZ: Diversas religiões, diversos partidos, diversos povos..

27 de junho de 2016

19h30 às 20h45

Na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz – Praça Tiradentes – Centro, Curitiba – PR.

 Fonte: Assessoria de Comunicação – Mitra da Arquidiocese de Curitiba