Arcebispo Emérito de Curitiba celebra Jubileu de Ouro

10/08/2016 às 17:17

Dom Pedro Fedalto comemora neste mês dois momentos especiais: os 90 anos de idade, que completa no dia 11, e os 50 anos como Bispo no dia 28

D. Pedro Fedalto comemora, em agosto, dois momentos especiais: os 90 anos de idade, que completa no dia 11, e os 50 anos como Bispo no dia 28. A Arquidiocese de Curitiba convida toda a população para a celebração do Jubileu de Ouro Episcopal de Dom Pedro Fedalto na Catedral Metropolitana, no dia 27 de agosto, às 9h.
O arcebispo emérito de Curitiba deixou as funções em maio de 2004, depois de importantes atuações na Igreja. D. Pedro foi responsável por ajudar a organizar a estadia de São João Paulo II em Curitiba durante a visita do Pontífice ao Brasil, em 1982, além de recepciona-lo durante a passagem pela capital paranaense. Foi durante seu arcebispado que organizou o 1º Sínodo Arquidiocesano entre 1987 a 1994.
Na virada dos anos 2000, um grande evento: uma cerimônia unitária do Crisma, em que D. Pedro e os bispos auxiliares, auxiliados pelos párocos, entregaram o sacramento do Crisma para 12.352 jovens no estádio Pinheirão. Foi D. Pedro também que mobilizou as últimas Missões Populares em toda a Arquidiocese de Curitiba, em 2000. “Fizemos em etapas. De agosto a dezembro, com quarenta mil missionários redentoristas em todas as paróquias”, conta.
D. Pedro teve papel importante na reestruturação e descentralização da Arquidiocese de Curitiba. Para melhor evangelizar, descentralizou a Arquidiocese em quatro grandes áreas pastorais, divididas em 18 setores, contando 3 áreas aos bispos auxiliares e reservando para si o centro da Arquidiocese. Criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, e acolheu congregações femininas e masculinas.
Mesmo afastado das funções de arcebispo, D. Pedro continua ativo na Igreja. Hoje, mora no Seminário São José e dá aulas de boas maneiras e História da Igreja no Paraná para os meninos, além de celebrar missas semanalmente.
D. Pedro Fedalto é autor do livro História da Igreja no Paraná, lançado em 2014, e está trabalhando em uma obra sobre fatos e histórias que já viveu. Sempre gostou de registrar fatos, inclusive já escreveu um livro sobre a Colônia Rebouças, em Campo Largo, local em que nasceu e cresceu, quando do centenário de lá, em 1978.
Serviço:
Celebração dos 90 anos de vida e 50 anos como Bispo de Dom Pedro Fedalto
Data: 27 de agosto
Horário: 9h
Local: Catedral Metropolitana de Curitiba – Praça Tiradentes – Centro