Ações solidárias da Obra Evangelizar em 2021 beneficiaram mais de 380 mil pessoas

30/12/2021 às 09:54

Doações de alimentos, itens de higiene, brinquedos, entre outros materiais chegaram às mãos de pessoas em situação de vulnerabilidade de todo o Brasil

A Área de Projetos Sociais da Associação Evangelizar É Preciso arregaçou as mangas e realizou ações de solidariedade que atingiram o Brasil inteiro. Mais de 380 mil pessoas e 91 instituições foram beneficiadas entre janeiro e dezembro de 2021. Isso representa um impacto na vida de quem recebeu e de quem doou e se relaciona com a prova de fé no Senhor, colocada em prática por aqueles que colaboraram com as ações neste ano.

As instituições beneficiadas estão espalhadas em todas as regiões do país, em cidades como: Fortaleza (CE), Ituiutaba (MG), Pelotas (RS), Iranduba (AM), Vitória (ES), além de Curitiba e Região Metropolitana (PR), onde fica a Associação Evangelizar É Preciso.

As doações aconteceram durante eventos organizados ao longo de 2021. A Campanha de Jesus das Santas Chagas – Gesto Concreto e as lives “Compromisso de Amor” e “Família – Onde Nasce Nossa História”, que foram transmitidas ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação e no canal do YouTube do Padre Reginaldo Manzotti, contribuíram na arrecadação de mais de 542 toneladas de alimentos, 904 litros de leite, 3.246 itens de higiene e limpeza, 2.952 litros de álcool em gel e 30.100 unidades de máscaras descartáveis.

Para o Padre Eduardo dos Reis da Paróquia São João Batista, localizada em Ituiutaba (MG), que recebeu doações da Obra Evangelizar, o agradecimento é para cada associado. “Nós pudemos alimentar mais de 1.000 famílias que, com os corações agradecidos, vieram buscar suas cestas básicas. Até hoje, temos uma demanda muita grande de pessoas pedindo. A fome e o desemprego aumentaram muito com a pandemia. Então meu muito obrigado! Deus abençoe cada gesto de solidariedade feito por vocês, minha irmã e meu irmão associado da Evangelizar. Se não fosse você, nós não poderíamos alimentar as pessoas”.

Além de alimentos, itens de higiene e limpeza, a Área de Projetos Sociais também organizou campanhas que arrecadaram material escolar, doces e chocolates para a Páscoa, cobertores e materiais hospitalares que atenderam mais de 1.600 pessoas ao longo de 2021, entre crianças, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoa em situação de rua e pessoas com deficiência.

Orientações, encaminhamentos e escutas qualificadas do Serviço Social também foram atividades promovidas. Foram mais de cinco mil atendimentos em 2021. Já profissionais voluntários da Psicologia e Direito contabilizaram 929 atendimentos.

Campanha Natal de Verdade 2021

A Campanha de Natal da Obra distribuiu 3.350 brinquedos, 412 kg de doces, 2.980 itens de higiene pessoas e 1.058 pares de meias para instituições de Curitiba e Região Metropolitana (PR), Maringá (PR) e Fortaleza (CE). Foram mais de 3.900 pessoas atendidas.

Entre as instituições atendidas está o Centro Vicentino de Educação Infantil São Vicente de Paula, localizado em Curitiba (PR), que foi representado pela Irmã Henês Aparecida Murbach. Ela relatou que as doações da Obra colaboram com famílias em situação de vulnerabilidade, cujos pais não conseguiriam presentear os filhos no Natal. “Essa doação vem realizar o sonho dessas crianças neste momento, é a alegria de ganhar uma boneca, uma bola… A solidariedade traz esperança e ameniza o sofrimento de muita gente, ela nunca é de mais. Quanto mais a gente contar com a solidariedade e a humanidade mais vai estar preparado para o Cristo que vai nascer”, disse a Irmã.

Veja mais informações e o balanço total das doações aqui.

Projeto Abracei

A parceria entre a Associação Evangelizar É Preciso e a Pastoral da Criança, por meio do Projeto Abracei, que existe desde 2012, foi renovada por mais um ano durante o evento “Natal Solidário”, realizado no dia 18 de dezembro com a presença da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda Alencar.

A Pastoral da Criança é um Organismo da Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que desenvolve um trabalho de orientação e acolhimento às famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, com o objetivo de desenvolvimento integral das crianças, famílias e comunidades. O repasse anual da Obra Evangelizar ao Projeto Abracei corresponde ao atendimento de 10 mil crianças por mês.

Saiba mais detalhes sobre o evento e a renovação da parceria aqui.