Problemas em usar o site ou críticas? Entre em contato aqui. Compartilhe:

Notícias » Encontro de lideranças e lançamento de logo iniciam nova fase na preparação à JMJ 2013

No dia 28 de abril, jovens de paróquias da arquidiocese de Curitiba receberam orientações sobre a Semana Missionária que antecede o evento no Rio de Janeiro

Notícia publicada em 03/05/2012.

Jovens de várias paróquias da arquidiocese de Curitiba receberam instruções sobre atividades que deverão promover em suas comunidades durante a Semana Missionária da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013. No encontro, ocorrido em 28 de abril no Cenáculo Arquidiocesano, também foi apresentada a logo e a identidade visual do evento, que ocorre entre 14 e 21 de julho de 2013 e estima reunir mais de 15 mil peregrinos em Curitiba.

Na primeira parte do encontro, representantes de diferentes equipes de trabalho da Semana Missionária esclareceram dúvidas e apresentaram ações que já estão em andamento. O assessor do Setor Juventude na arquidiocese, Pe. Alexsander Lopes Cordeiro, explicou que o termo Pré-Jornada, comumente associado à semana anterior ao encontro principal, refere-se a todas as ações tomadas em preparação à JMJ, desde o anúncio do Rio de Janeiro como sede da edição de 2013. Na oportunidade, ele explicou que os dias que antecedem a chegada dos peregrinos à cidade sede recebem o nome de Semana Missionária. É o período no qual os jovens estrangeiros estarão espalhados por várias cidades brasileiras. Em edições anteriores essa mesma etapa da JMJ foi chamado de Dias nas Dioceses.

Estiveram presentes cerca 150 pessoas, entre os quais o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, o prefeito Luciano Ducci e outras autoridades políticas. Em sua fala durante o encontro, dom Moacyr José Vitti expressou seu entusiasmo com a realização da Semana Missionária em Curitiba, comentando que tem conversado com autoridades civis e solicitado apoio para o evento. De acordo com ele, esta é uma excelente oportunidade para acolher não apenas jovens católicos, mas também outros que precisam ser evangelizados. “Já temos testemunho de muitas pessoas que se converteram a partir da realização da Jornada Mundial em suas cidades ou país. E aqui no Brasil também não será diferente, pois precisamos demonstrar ao mundo todo nosso amor ao Cristo”, disse. 


Logo e identidade visual

A logo oficial da Semana Missionária foi apresentada em um breve vídeo produzido pela equipe de comunicação, em que as imagens de jornadas passadas eram mescladas com fotografias de Curitiba. 

Mostrando uma araucária ao lado de um caminho em direção à hóstia consagrada, a logo pretende representar a centralidade de Cristo, a peregrinação até Ele e os muitos frutos que a JMJ pode trazer à juventude, numerosos como as pinhas de uma araucária. “É fácil de entender e compreensível a diferentes culturas”, disse Henrique Camargo, responsável pelo vídeo.

Variadas aplicações possíveis foram apresentadas em folders, camisetas e outros materiais gráficos. Um dos criadores da logo, Walter Pidluznyj destacou a importância da padronização no uso da imagem, a fim de preservar a identidade visual do evento. As camisetas da Semana Missionária podem ser adquiridas no Setor Juventude da Arquidiocese, na Avenida Jaime Reis, 369, pelo valor de R$ 20,00. 

Na oportunidade, foi realizado o lançamento do site www.jmjcuritiba.com que irá concentrar as informações oficiais para facilitar o acesso aos conteúdos da Jornada Mundial da Juventude e da Pré JMJ Curitiba – Semana Missionária.


“Rio que cresce entre nós”

Para sensibilizar as paróquias de todo o Paraná e arrecadar fundos a fim de viabilizar o envio de 100 mil jovens paranaenses ao Rio de Janeiro, o Pe. Mario Spaki, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, apresentou o projeto “Rio que cresce entre nós”.

A ação evangelizadora pretende criar uma rede contatos que não alcance apenas jovens de comunidades religiosas, mas também os de escolas, faculdades e outros ambientes, usando sobretudo, ferramentas virtuais, como o Facebook. “Evangelizar pelas redes sociais é uma obrigatoriedade hoje”, diz Spaki.

A arrecadação de recursos será feita a partir dos próprios jovens responsáveis pela JMJ em suas paróquias. Os participantes do encontro receberam cupons inspirados na passagem bíblica da multiplicação dos pães e peixes, que devem auxiliar no controle das doações. O cadastro dos doadores será usado para disparo de e-mails com comunicados e mensagens referentes à JMJ.

Do total arrecadado, um terço retornará à própria diocese para ser investido em ações que promovam a JMJ; outro terço será usado na acolhida dos peregrinos que chegarão do exterior, e o restante ficará sob administração do Regional Sul 2, como reserva para gastos de emergência referentes ao evento.


Equipe paroquial

Sobre o papel das equipes paroquiais na Semana Missionária, o diácono Waldir Júnior enfatizou a autonomia que cada comunidade tem para desenvolver ações com os peregrinos, bem como a necessidade das paróquias se tornarem locais de acolhida, já que é especialmente nelas que ocorrerão a maior parte das atividades.

Os jovens presentes foram instruídos a montar um cronograma e mapear as possibilidades de ações solidárias e culturais de cada região. Missas diárias, novenas, terços, adorações e demonstrações públicas de fé, como caminhadas e visitas às casas foram sugeridas como atividades apropriadas ao evento.


Hospedagem de peregrinos

Em nome da equipe que planeja a hospedagem de peregrinos, Liliane Pereira afirmou que a meta é acolher o maior número de jovens em casas de família que se disponham a recebê-los. Mesmo assim, colégios e salões paroquiais são cogitados como alternativas em caso de necessidade.

As famílias que aceitarem peregrinos em suas casas precisam ter algum envolvimento com uma paróquia da arquidiocese e seu cadastro será feito pelos jovens indicados como responsáveis pela JMJ na comunidade. Os dados obtidos devem ser postados no site www.jmjcuritiba.com. O formulário estará disponível no início de maio.


Voluntariado

Os voluntários da Semana Missionária poderão se cadastrar, em breve, no site www.jmjcuritiba.com, e o trabalho deve ser desempenhado principalmente nas atividades paroquiais, embora também haja necessidade nos pontos de informação, aeroporto, rodoviária e eventos arquidiocesanos.

Marcos Tchan, do Setor Juventude, destacou o fato de que, por questões legais, somente maiores de 18 anos podem assumir oficialmente o compromisso do voluntariado.Outras dúvidas sobre a função dos voluntários podem ser encaminhadas ao e-mail guigojmj@gmail.com


Fonte: Assessoria de Imprensa da JMJ Curitiba

← Voltar às notícias

Associação Evangelizar é Preciso: Caixa Postal 20548 CEP 81810-980 - Curitiba/PR (ver mapa). Tel: (41) 3221-6060.

Rádio Evangelizar AM1060: Para entrar em contato com a Rádio, ligue (41) 3221-6070.

Comercial Evangelizar é Preciso: Cadastro de revendas, comprar produtos Evangelizar por telefone e contato com departamento comercial, ligue (41) 3221-6050.